Sobre

ciranda

A Comuna da Terra Dom Tomás Balduíno se localiza no município de Franco da Rocha – SP e foi construída após muitos anos de luta do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST). A comuna possui um espaço infantil, chamado Ciranda, que abriga as crianças da comunidade durante o período em que elas não estão na escola convencional. Lá elas desenvolvem atividades complementares a educação formal, sobre a temática do movimento sem-terra e tem um espaço de convivência com outros membros da comuna, especialmente as próprias crianças. Esse espaço demanda a construção de um parquinho anexo que hoje funciona em caráter improvisado em terreno vizinho a Ciranda.

Essa demanda chegou até o coletivo de estudantes extensionistas da USP, Espaço Projeto e Ação (epa!) pelo contato dos militantes com os alunos do grupo, que possui um histórico de ações participativas com o movimento. Um grupo de estudantes se organizou e está tocando o projeto desde o início de 2012. Por questões organizativas e burocráticas com a Universidade e com os assentados, os trabalhos com as crianças começaram em setembro do mesmo ano e vem sendo trabalhados até o presente momento com a perspectiva de encerramento em setembro de 2013.

Para tal, está sendo desenvolvida uma linha de pesquisa e prática de projeto participativo e coletivo, com a inclusão da ação pedagógica no programa arquitetônico e na proposição dos brinquedos. Pretende-se com o desenvolver do projeto participativo, a busca pelo entendimento do espaço do parquinho como mais um espaço coletivo e de ação dentro da comuna. Sendo assim, opta-se também buscar o projeto do espaço lúdico e da brincadeira como formador e agente educador tanto das crianças como os dos adultos. O objetivo desse blog é abrir um espaço de discussão sobre esse difícil e complexo processo e também de documentação das práticas e dos momentos, para que se tornem coletivos de alguma forma e não se percam.

Apoiado no tripé que fundamenta a universidade pública: Ensino, Pesquisa e Extensão, esse projeto visa atuar em demandas reais da sociedade organizada e envolver os estudantes de Arquitetura e Urbanismo como agentes políticos no processo de construção e elaboração de espaços para crianças.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s